Preparos minimamente invasivos em reabilitações orais
Esta aula abordará os princípios básicos de uma reabilitação oral livre de metal com preparos minimamente invasivos que inicia-se num correto diagnóstico para planejar de forma previsível para se obter estética e função.
A grande revolução estética associada aos novos materiais tem intensificado os tratamentos na clínica diária. A busca pela naturalidade fez com que os princípios de preparo cavitário e fixação adesiva modificassem sensivelmente a maneira de atuar. Diagnosticar corretamente é fundamental para decidir qual tratamento será realizado, ou seja, decidir o caminho que torne o tratamento mais previsível e com maior longevidade. Para isso, identificar os fatores de risco e neutralizá-los possibilitará resultados funcionais e estéticos duradouros. Pacientes com alterações dentais e oclusais necessitam restabelecer as funções normais por meio de restaurações diretas ou indiretas. Porém, com alterações dentais, os 4 pontos fundamentais de uma reabilitação oral terão que ser identificados e restabelecidos.
Técnicas precisas e fundamentadas na literatura científica serão discutidas e mostradas neste dental webinar, mostrando que não há segredo ou dificuldade em fazê-las. Identificado os problemas e planejado, uma prova estética e pré-funcional será feita pelo mock up, onde alterações devem ser feitas quando necessárias. As técnicas adesivas com cerâmicas ácidos sensíveis e altamente estética permitem que preparos minimanente sejam realizados, preservando estruturas dentais sadias para manter as caracteríticas mecânicas. Para isso as técnicas de fixação adesiva correta deve ser feita e principalmente ajustes oclusais com contatos equilibrados para manter estabilidade dental tem que ser obtido para a longevidade funcional. O acompanhamento destes trabalhos reabilitadores devem ser feitos periodicamente e devem ser protegidos por dispositivos acrílicos intra orais.